Oradores

Américo José Pinheira Pereira
Licenciado, Mestre e Doutor em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa. É Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e Membro da Direção do Centro de Estudos Filosofia, onde é Coordenador da linha de investigação «Hermenêutica, Fenomenologia, Ontologia». Tem como principal área de interesse filosófico a Ontologia, embora se ocupe de áreas como a Ética, Filosofia Política e Filosofia da Religião, áreas onde tem investigado, publicado e lecionado.

António Braz Teixeira
Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade Lusófona, exerceu funções docentes nas Universidades de Lisboa e Évora e Católica. Membro da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Brasileira de Letras. É autor de duas dezenas de livros sobre direito, filosofia jurídica e hermenêutica do pensamento português, brasileiro e galego.

Bruno Béu de Carvalho
Doutoramento em Filosofia em Portugal pela Universidade de Lisboa (2012), com o título Interrogatividade e apofatismo no pensamento de Vergílio Ferreira, realizado com o patrocínio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Tem realizado comunicações e publicado artigos nas áreas da Filosofia em Portugal, Filosofia Antiga, Estética, e Filosofia da Ásia. É docente convidado no curso de especialização da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Filosofia no Oriente. É membro integrado do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e sócio do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira.

Cassiano Maria Reimão
Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa e pela Universidade de Lisboa, é doutorado em Filosofia Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa, onde prestou, também, provas de agregação.
Professor catedrático da Universidade Lusíada de Lisboa, tem assento no Conselho Científico e a regência de várias unidades curriculares com particular incidência nas temáticas da ética e da responsabilidade social. Exerce também funções docentes no Instituto Superior de Gestão, integrando o seu Conselho Científico. No antecedente, foi professor na Universidade Nova de Lisboa, na Universidade Católica Portuguesa - pertencendo, como investigador, ao Centro de Estudos de Filosofia (CEFi) – e na Universidade Lusófona. Colaborou, também, como docente, com a Universidade do Algarve, com a Universidade dos Açores, com a Academia da Força Aérea e com a Escola Superior de Educação de Torres Novas.
Foi membro do Conselho Económico e Social, do Conselho Nacional de Educação, do Conselho Deontológico da APESP, do Conselho de Avaliação do Ensino Superior Politécnico Privado e da ACISE, tendo integrado a sua Direção.
Tem dedicado especial atenção às áreas da Antropologia Filosófica, da Ética, da Psicologia e da Educação, nas quais publicou diversos trabalhos (livros e artigos) e organizou vários eventos académicos (colóquios, seminários e conferências).

Eunice Cabral Nunes da Silva

Docente de Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea no Departamento de Linguística e Literaturas da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora.
Professora Auxiliar com agregação em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea.
Tem trabalhos publicados sobre Vergílio Ferreira, nomeadamente em Homenagem a Vergílio Ferreira, Universidade de Évora, Évora, 1996.
Tem outros trabalhos publicados sobre as obras ficcionais de José Régio, de José Cardoso Pires e de António Lobo Antunes. 

Fernanda Irene Araújo Barros Fonseca 
Professora Catedrática aposentada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Ao longo da carreira como docente e investigadora, as suas  áreas de interesse foram a Teoria da Linguagem, a Linguística Textual, a Análise do Discurso e a Linguística Aplicada ao ensino do Português, tendo  publicado algumas dezenas de trabalhos (livros e artigos). Na sua tese  de doutoramento ─ Deixis, Tempo e Narração (Porto, 1990) ─ estudou a  nar­ração e a ficção num quadro  inter­dis­ciplinar em que a Linguís­tica acede a domínios de reflexão comuns com a  Litera­tura e com a Filoso­fia. Nesse mesmo quadro se inserem os estudos que publicou sobre a obra de Vergílio Ferreira,  interpretando-a como pes­quisa poéti­co-filosó­fica sobre a linguagem, e que foram em parte reunidos no livro Vergílio Ferreira: a  celebração da Palavra (Coimbra,1992). Foi organizadora do Colóquio de Homenagem a Vergílio Ferreira nos Cinquenta Anos de Vida Literária (Faculdade de Letras do Porto, 1993) e das respectivas Actas.
Mais recentemente, fez a edição critico-genética do manuscrito de um diário inédito de Vergílio Ferreira, a primeira obra do seu espólio a ser publicada (Vergílio Ferreira, Diário Inédito 1944-49, Lisboa, 2008); editou também, em colaboração com Hélder Godinho, o romance Promessa, de 1947, o único romance completo que Vergílio Ferreira deixou inédito (Vergílio Ferreira, Promessa (1947), Lisboa, 2010). 
.
Florinda Leonilde Ferreira Martins
Doutorada em Filosofia Moderna e Contemporânea. Cofundadora da Société Internationale Michel Henry. Integra o Comité d’honneur da «Revue Internationale Michel Henry». É coordenadora científica do projeto internacional de investigação em rede, do CEFi, «Michel Henry: O que pode um corpo?». Autora de La pauvreté comme catégorie ontologique; O ser dá-se como afecto; Recuperar o Humanismo.  Coordenadora das obras A Felicidade na Fenomenologia da Vida; Michel Henry: fecundidade da imanência; Michel Henry: O que pode um corpo?. Coautora de Michel Henry: Pensée de la vie et de la culture contemporaine; Michel Henry, dossier H. É autora de vários artigos em revistas nacionais e internacionais.

Helder Paulo Lourenço Godinho
Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Socias e Humanas da Universidade de Lisboa, onde se doutorou em Literatura Portuguesa Moderna.
Coordena o Centro de Estudos do Imaginário e a Linha de Investigação sobre Vergílio Ferreira. Foi Coordenador do IELM – Instituto de Estudos de Literatura Medieval , até 2006. Publicou, entre outros trabalhos,  O Universo Imaginário em Vergílio Ferreira, Lisboa, INIC, 1985; Estudos sobre Vergílio Ferreira, Lisboa, INCM, 1982;«O “possível” em Vagão J», in Arquivos do Centro Cultural Português, Paris, Fundação Calouste Gulbenkian, nº 8, 1974, pp. 639-647; «O “limite” em Apelo da Noite», in Arquivos do Centro Cultural Português, Paris, Fundação Calouste Gulbenkian, nº 7, 1974, pp. 529-536;  Ferreira, Vergílio, Escrever, Bertrand, Lisboa, 2001; (org. com Ferreira, Serafim), Vergílio Ferreira. Fotobiografia, Lisboa, Bertrand, 1993.

Isabel Cristina Rodrigues
Professora Auxiliar do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, tendo apresentado em 2006 uma dissertação de doutoramento sobre a obra de Vergílio Ferreira intitulada A Palavra Submersa. Silêncio e Produção de Sentido em Vergílio Ferreira. Tem ainda outro volume dedicado ao escritor (A Poética do Romance em Vergílio Ferreira), publicado em 2000 pela Editora Colibri, e integra a Equipa Vergílio Ferreira (coordenada pelo Prof. Helder Godinho), que se destina ao estudo do espólio do autor e à edição crítica dos seus textos.
.
Isabel Soler Quintana
Professora titular de literatura portuguesa na Universitat de Barcelona. A sua área de investigação principal é o papel da cultura portuguesa na história e no pensamento renascentista e a literatura de viagens dos séculos XV, XVI e XVII (algumas das suas publicações nesta área são El nudo y la esfera, 2003, Los mares náufragos, 2004, Carta del descubrimiento del Brasil de Pero Vaz de Caminha, 2008 e Derrota de Vasco de Gama, 2011). Faz parte do  grupo de pesquisa “Naturalezas figuradas. Ciencia y cultura visual en el mundo ibérico, scs. XVI-XVIII”, vinculado à área de História da Ciência do CSIC. Dedica-se também ao século XX português desde o estudo do período salazarista e a literatura do trauma da guerra colonial (temas sobre os que leciona cursos de pós-graduação e doutoramento), e à literatura biográfica e autobiográfica, concretamente, a partir da obra de Vergílio Ferreira, sobre quem escreveu diversos ensaios e traduziu diferentes obras narrativas e ensaísticas. Nesta mesma linha de pesquisa, faz parte do projeto "Historia y análisis del ensayo literario en España, 1923-1975", da Faculdade de Humanidades da Universitat Pompeu Fabra, no que colabora com trabalhos comparatísticos entre a literatura do Eu portuguesa e espanhola.
  
José Alves Antunes de Sousa
Licenciado, mestre e doutor em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa. É também oficial superior do Exército na situação de reformado e possui o curso de Educação Física Militar, além dos muitos cursos referentes às diferentes especialidades. É atualmente professor do Instituto de Estudos Interdisciplinares e Transculturais do Instituto Piaget. É também investigador do Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica onde coordena o Seminário “A Filosofia da Obra Literária de  Vergílio Ferreira”.
É autor de variadíssimos artigos de índole diversa publicados em várias revistas nacionais e internacionais.
Publicou Vergílio Ferreira e a Filosofia da sua Obra Literária, obra que constitui o primeiro levantamento sistemático da filosofia explícita e implícita contida na extensa e variada obra vergiliana. É o organizador e coautor do livro Motrisofia, bem como das Atas do Colóquio Internacional a propósito do cinquentenário de Manhã Submersa, realizado em 2004, na Universidade Católica Portuguesa e do qual foi um dos organizadores.
É o atual presidente da Sociedade Portuguesa de Motricidade Humana.

José Pedro Cabrera
Licenciado e Mestre em Filosofia (Tese sobre a fenomenologia de Husserl) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É investigador do Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, onde integra o Seminário sobre “Pensamento na Obra Literária de Vergílio Ferreira”. Foi, até 2011, Professor Coordenador da Escola Superior de Educação do Instituto Piaget de Almada, onde lecionou disciplinas nas áreas da Epistemologia, da Ética e da Filosofia da Educação. Foi membro e Presidente da Direção da mesma escola  e membro do Conselho de Administração do Campus Universitário Jean Piaget de Almada. Entre 2009 e 2011, foi Coordenador-Adjunto da Unidade de Investigação em Arte, Poiética e  Literatura do Instituto Piaget,.
Foi coordenador executivo da organização dos seguintes eventos científicos internacionais: colóquio “Educação, Valores e o Futuro: Em torno de Edgar Morin” (2009); “5as Conferências Internacionais de Filosofia e Epistemologia“ (2009); Congresso Aprendizagem/Desenvolvimento (2009); “II Congresso Internacional da Língua Portuguesa” (2010), todos no Instituto Piaget.

Jorge Augusto Maximino
Doutorado em  Estudos Portugueses pela Universidade de Paris IV-Sorbonne, onde apresentou a sua tese  Filosofia e Modernidade na obra poética de António Ramos Rosa, e onde foi bolseiro da FCT até 2009. Licenciado em Estudos Europeus pela Universidade de Paris VIII, na qual apresentou também, no ano 2000, dissertação de mestrado sobre João Guimarães Rosa com um trabalho cuja versão portuguesa, no prelo, leva por título Ética e alteridade em Primeiras estórias de João Guimarães Rosa.
Professor, coordenador científico de dois cursos de pós-graduação no Instituto Piaget e investigador, tem publicações sobre estética, literatura e teoria da cultura dispersas em jornais eletrónicos, revistas e antologias de poesia, como o Tempo Migratório (Limiar, 1985) e 18 + 1 Poètes de Langue Portugaise (Chamdeigne-Instituto Camões, 2000).
Concebeu e organizou encontros científicos em iniciativas internacionais como Portugal e a Europa, realizado em Paris em 1994, numa parceria do Centro Georges Pompidou e ARIMAGE, com o Alto Patrocínio da Presidência da República e dos Ministérios da Cultura de Portugal e França; o Festival do Imaginário (1996-1999), com o patrocínio do Ministério da Cultura, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Câmara Municipal de Abrantes, a Mostra de Arte Multimédia, a Bienal Internacional do Douro e Vale do Coa, realizada em parceria com as Câmaras Municipais da região, o Ministério da Cultura, a Mostra de Arte Contemporânea do Douro, parceria da SOMA com as Câmaras de Mêda e Foz Coa.  É fundador do Festival de Poesia de Vila Nova de Foz Coa (1984), com Carlos Gonçalves e os escritores Egito Gonçalves, Melo Castro, João Rui de Sousa, e da Revista LUSOGRAFIAS, publicação internacional orientada para a investigação e divulgação da arte e cultura dos países da CPLP.

Lídia Jorge
Escritora  representativa  da Geração pós Revolução dos Cravos. O seu livro de estreia, O Dia dos Prodígios, publicado em 1980,  tem sido considerado um marco  na nova fase da Literatura Portuguesa.  Desde então, a autora tem publicado romances, contos, teatro e  ensaio. Os seus livros estão traduzidos  em várias  línguas e tem recebido os principais prémios nacionais na categoria do romance,  e vários  internacionais, entre eles o Albatros Prize by Günter Grass Foudation. Em 2009 publicou Contrato Sentimental, um livro de ensaios sobre Portugal e a Modernidade, e mais recentemente, já em  2011,  o romance A Noite das Mulheres CantorasA Costa dos Murmúrios, publicado em 1988, foi  adaptado recentemente  ao cinema por Margarida Cardoso, tendo sido o livro que  iniciou a abertura do o  espaço  internacional à obra da autora.

Manuel Cândido Pimentel
Professor Associado da Faculdade de Ciências Humanas da Universidad Católica Portuguesa, Diretor do CEFi - Centro de Estudos de Filosofia, membro da Sociedade Científica da UCP, sócio-fundador do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira e Académico correspondente da Academia Brasileira de Filosofia.
Tem orientado os seus interesses para a Cultura Filosófica Portuguesa, Luso-Brasileira e Hispano-americana, bem como para a Ética e a Filosofia do Conhecimento, coordenando e participando, nestas áreas, em múltiplos projetos de unidades de I&D. Organizou o vol. IV da História do Pensamento Filosófico Português (Lx, 2004). Em 2008, foi Presidente da Comissão Organizadora das Comemorações do IV Centenário do Nascimento do Padre António
Vieira.
Salientam-se as obras Antero de Quental: uma Filosofia do Paradoxo (PDL, 1993), Filosofia Criacionista da Morte (PDL, 1994), Odisseias do Espírito (Lx, 1996), A Ontologia Integral de Leonardo Coimbra: ensaio sobre a intuição do ser e a visão enigmática (Lx, 2003), De Chronos a Kairós: caminhos filosóficos do Padre Antônio Vieira (Brasil, 2008) e Razão Comovida (Lx, 2011).

Manuel Ferreira Patrício
Professor Catedrático Jubilado da Universidade de Évora (2006); Reitor da Universidade de Évora (2002-2006); Agregação em Axiologia Educacional pela Universidade de Évora (1992). Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Filosofia da Educação, pela Universidade de Évora (1984); Sócio-correspondente da Academia das Ciências; Sócio-Correspondente da Academia Internacional da Cultura Portuguesa; Fundador e membro dos órgãos sociais do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira; Membro do Conselho Editorial da Imprensa Nacional-Casa da Moeda; Membro do CEFI da Universidade Católica Portuguesa; Presidente da Direção de Marânus-Associação para a Divulgação da vida e da obra de Teixeira de Pascoaes; Sócio-fundador e Presidente da Assembleia Geral da Sociedade de Filosofia da Educação em Língua Portuguesa (SOFELP); Colaborador do Centro de Investigação em Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Membro do Conselho Consultivo do Projeto sobre a Estética da "Renascença Portuguesa", da Universidade Católica Portuguesa/Porto;
Autor, entre outras obras,  de A Pedagogia de Leonardo Coimbra - Teoria e Prática, Porto, Porto Editora, 1992; O messianismo de Teixeira de Pascoaes e a educação dos portugueses, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1996; "Coordenadas filosóficas do pensamento do Padre António Vieira", in Padre António Vieira: o tempo e os seus hemisférios, Atas do Congresso Internacional Vieira, Lisboa, Colibri, 2008, pp.131- 143; "Uma leitura para hoje da doutrina vieirina do Quinto Império" ( A aguardar publicação no livro de Atas do Ano Vieirino).
.
Maria Celeste Natário Alves dos Santos
Professora Auxiliar do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Enquanto investigadora, tem-se dedicado, em particular, à filosofia e cultura portuguesas, tendo publicado: O Pensamento Dialético de Leonardo Coimbra: reflexão sobre o seu valor antropológico (1997); O Pensamento Filosófico de Raul Proença (2005); Entre Filosofia e Cultura: percursos pelo pensamento filosófico-poético português nos séculos XIX e XX (2008); Itinerários do Pensamento Filosófico Português: da Origem da Nacionalidade do Século XVIII (2010); Pascoaes: Saudade, Física e Metafísica (2010). Tem organizado múltiplos encontros científicos. Coordena o projeto de investigação “Raízes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal”.
Integra a Direção da «Nova Águia. Revista de Cultura para o Século XXI» .

Maria de Lurdes Sirgado Ganho
Docente e Investigadora de Filosofia na Universidade Católica Portuguesa desde 1983, Doutora em Filosofia, pela UCP, com a tese Consciência e Intersubjetividade em Jean Nabert (INCM, 2002) . Mestre em Filosofia Contemporânea, com  a tese Existência e Transcendência em Gabriel Marcel. Obra publicada pela Revista Itinerarium, Braga, 1994. Tem lecionado Filosofia em Portugal, Antropologia Filosófica, Filosofia do Conhecimento, Filosofia Moderna, Filosofia Contemporânea, Ontologia. Secretária Executiva das Comemorações Antonianas (1985/86). Tem lecionado nos Mestrados de Filosofia. É sócia do "Centro Studi Antoniani" de Pádua, desde 1982; membro da "Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa"; sócia do "Instituto de Filosofia Luso-Brasileira"; membro da Assembleia de Curadores da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre; membro do CEFi da UCP. Tem cerca de 80 títulos publicados, sendo o último Existir e Ser. Textos de Filosofia, poesia e espiritualidade, INCM, 2009. Está a publicar, como Investigadora Principal a obra Dicionário Crítico de Filosofia Portuguesa, INCM. Investigadora  Principal, do Projeto Presença do franciscanismo na filosofia portuguesa, em colaboração com a Ordem do Frades Menores.

Mariana Torres Cascais
Professora Catedrática da Universidade Lusófona, lecionou  na Universidade Lusíada, na Universidade Moderna e no Instituto Superior de Serviço Social. Doutorada pela Universidade de Évora em Sociologia Rural e Urbana. Foi Secretária de Estado da Educação durante o XV Governo Constitucional. É sócia efetiva da Association Internationale des Sociologues de Langue Française. É Deputada da Assembleia Municipal da Câmara Municipal de Odivelas e Membro do Conselho Nacional de Educação. 

Nuno Júdice
Académico, escritor e ensaísta. É Professor Associado do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nova de Lisboa.É diretor da Revista «Colóquio-Letras» e Cocoordenador dos Seminários de Tradução Coletiva da Fundação Casa de Mateus. Foi diretor da revista «Tabacaria» e Conselheiro Cultural da Embaixada Portuguesa em Paris. É autor, entre outras obras, de O espaço do conto no texto medieval, Vega, 1991 Voyage dans un siècle de littérature portugaise, L'Escampette, 1993 A viagem das palavras, Estudo sobre poesia, Colibri/IELT, 2005 O fenómeno narrativo, Colibri/IELT, 2005 ABC da Crítica, D. Quixote, 2010.

Paula Alexandra Pina
Doutorada em Cultura Norte-Americana, mestre em Estudos Anglísticos e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com teses na área da literatura e da música. As bolsas de estudo e de investigação da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, assim como um prémio de mérito académico (American Club of Lisbon Award for Outstanding Academic Merit), permitiram-lhe aprofundar conhecimentos nas universidades de Yale, Brown, Georgetown e N.Y.U., nos Estados Unidos.
Professora adjunta na Escola Superior de Educação e no Instituto Superior de Estudos Transculturais e Interdisciplinares do Instituto Piaget, em Almada. Dedica-se à investigação, formação e docência, nomeadamente nas áreas da pedagogia, literatura e música, e neuroestética. Foi coordenadora do C.L.I.I.P. (Centro de Literatura para a Infância – Instituto Piaget) e desenvolve atividade em vertentes educacionais, sobretudo nas áreas da literatura para a infância e outras artes, pedagogia e literacia cultural.
.
Rosa Maria Goulart
Professora catedrática de Teoria da Literatura no Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da Universidade dos Açores. É licenciada pela Universidade de Coimbra e doutorada pela Universidade dos Açores, com uma dissertação intitulada Romance lírico: o percurso de Vergílio Ferreira e um trabalho complementar, intitulado Carlos de Oliveira: Arte Poética.
Tem sido responsável pela regência de unidades curriculares nos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento. Desempenha atualmente o cargo de vice-reitora para a Área Académica. Foi, nos últimos cinco anos, membro do Conselho Geral, do Conselho Científico, do Conselho de Departamento, da Comissão Científica Departamental, da Comissão Científica do curso de mestrado em Estudos Portugueses, Coordenadora do curso de doutoramento em Estudos Portugueses e presidente da Comissão Científica do curso.
Além de artigos em revistas da especialidade e em atas de colóquios e congressos, publicou os seguintes livros: Romance lírico. O percurso de Vergílio Ferreira (1990). Grande Prémio de Ensaio APE/TLP; Arte(s) Poéticas (1997); O Trabalho da Prosa (1997), Literatura e Teoria da Literatura em tempo de crise (2001).

Samuel Rodrigues Dimas
Investigador no Centro de Estudos de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e tem as seguintes habilitações académicas: Licenciatura em Teologia pela UCP com a tese A Intuição de Deus em Fernando Pessoa; Mestrado em Filosofia da Ação pela UCP com a tese A Dinâmica do Sujeito em Bernard Lonergan; Doutoramento em Filosofia Portuguesa com a tese A Teoria Metafísica da Experiência em Leonardo Coimbra: sobre a Razão Mistérica e a Redenção Integral.
Dedica-se à investigação do pensamento luso-brasileiro e do pensamento ibérico no âmbito da Filosofia e da Teologia, realçando-se, para além dos diversos artigos em atas de Encontros Científicos, as seguintes publicações: A Intuição de Deus em Fernando Pessoa - 25 poemas inéditos,; Deus, o Homem e a Simbólica do Real - Estudos sobre Metafísica Contemporânea, Prefácio de Manuel Ferreira Patrício, Lisboa, INCM, 2009, pp. 756 (Prémio FCH/Manchete, S.A. – 2010).

Vanda de La Salete
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Mestre em Linguística (Lexicologia e Lexicografia), Doutora em Línguas e Literaturas Modernas (Sociolinguística). Docente Profissionalizada do Ensino Básico e Secundário, desde 1990. Docente do Ensino Superior, desde 1997. Desde essa data tem ocupado os cargos de Coordenação e Supervisão Pedagógica. É formadora certificada pelo CCPFC e do Plano Tecnológico Educacional (DGIDC). É investigadora integrada no CEFi (Universidade Católica) e colaboradora do CLEPUL (Universidade de Lisboa) e CLECT (Universidade Autónoma de Lisboa).

Vitor Manuel Ruivo Ló
Licenciado em Desporto e Educação Física (1999), pela Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto (atual FADEUP), Mestre em Ciências do Desporto (2005) pela Universidade da Beira Interior e Doutorando nesta Universidade.  É professor no Agrupamento de Escolas Luciano Cordeiro - Mirandela e docente convidado do Instituto Piaget. É Membro Integrado do Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica .Portuguesa.




Sem comentários: